Glossário

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_1_dia_047





























Carroceria
– Existem vários tipos de carroceria para serem montadas num automóvel em produção em série ou não. Nos antigos havia o chassi, mas na década de 30 a carroceria monobloco fez a revolução. O chassi que era o apoio das carrocerias e essas antigamente eram em aço estampado. O alumínio também foi usado proporcionado mais leveza e já na década de 50 eram mais comuns assim como a fibra de vidro, mais usada em esportivos. 

Sedã, berlina ou três volumes: Podem ter duas ou quarto portas e tem três volumes bem distintos. Alguns fogem a regra, pois o Fusca era vendido como Volkswagen sedã. Abaixo um Chevrolet Nova II.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_1_dia_004
































Fastback: Um carro com duas ou quatro portas com traseira “caída”, ou seja, tem uma inclinação com tendência esportiva ou não. Abaixo um Volvo PV 444.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_1_dia_084

































Hatch ou dois volumes: É um modelo de duas ou quatro portas que tem a traseira truncada. Por este motivo seu porta-malas é pequeno normalmente. Abaixo um Peugeot 205. Saiba mais.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_1_dia_104
































Perua, camionete, Station Wagon
: Não deixa de ser um utilitário. A ideia era essa, mas passou a ser um veículo de lazer ideal para transportar muita gente e bagagens. Mas alguns modelos fugiram á regra e também tinham tendências esportivas. Abaixo um Ford Galaxie Station Wagon.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_2_dia_757
























 

 






Picape, cabine simples ou dupla  - 
Com ou sem cabine avançada, trata-se de um veículo inicialmente concebido para o transporte de carga, mas logo se tornou também um veiculo de lazer. As mais pesadas são apoiadas num chassi. As derivadas de carro de passeio, mais leve, tem estrutura monobloco. Abaixo uma Chevrolet C-10 produzida nos EUA e na Argentina.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_2_dia_483

































Conversível – Podem ter duas ou quatro portas. Nesta década é muito mais comum duas. Desde a década de 70 quase todos são duas portas. Pode ter apelo esportivo ou não. Abaixo um Jaguar XK 120.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_2_dia_559































 

Spider ou Roadster – Ambos termos são em inglês e configuram um esportivo invariavelmente esportivo não importando o tamanho, mas normalmente são compactos.  Abaixo um MG TD. Saiba mais

 Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_2_dia_646
















 
















Monovolume, Furgão ou SUV – No século passado, começaram a ser fabricados na década de 40 e era um veículo destinado ao transporte de carga. Hoje também, mas é muito usado para o laser. Abaixo uma Dodge RAM.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_2_dia_432

































Torpedo: Era normalmente usada nas décadas de 10,20 e 30 para designar um modelo quatro portas com capota de lona. Abaixo um Chevrolet Touring 1928. 

 Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_1_dia_532

































Jipe –- Trata-se da corruptela de GP(General Purpose) e o nome até a década de 40 e 50 era aplicado somente ao Jeep fabricado pela Bantan, Willys ou Ford. O mesmo tipo de utilitário começou a ser produzido também pela Land Rover, Alfa, Fiat, Citroën, Volkswagen, etc. Abaixo um Citroën Méhari.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_1_dia_150
































Limousine – Trata-se de um sedã grande, alongado, muito usado por presidentes, ricos e famosos, comportam muitos passageiros, tem carroceria pesada e por vezes com blindagem para proteção dos ocupantes. Abaixo um Rolls-Royce Silver Cloud.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_1_dia_306
































Esportivo – Normalmente tem frente longa, motor dianteiro, traseiro ou central, duas portas, dois ocupantes ou 2+2, porta- malas pequeno e preferivelmente um motor potente. Abaixo um Maserati 3500 GT.

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_3_dia_113








































Urbano, popular ou citadino – Trata-se de um carro muito pequeno, no máximo para quatro passageiros, fácil para estacionar e muito econômico. Abaixo um Austin Mini. Saiba mais

Auto_Clasica_Argentina_2013_San_Isidro_1_dia_348

































 



Volte ao site retroauto.
Volte à página inicial

 
   
 

© Copyright - Site Garace D'Époque - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.


 

  Site Map